segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

domingo, 25 de janeiro de 2009

Profissões e suas características

1 - Profissões ligadas aos recursos naturais
Aproveitam e/ou conservam os recursos naturais, isto é, lidam com a flora e a fauna, potencial hídrico etc.

2 - Profissões artísticas e de entretenimento
Criam e/ou executam obras de arte ou divertimentos.

3 - Profissões Assistenciais
Dão algum tipo de assistência às pessoas. Buscam o bem-estar social, físico e psicológico. Estão ligadas à proteção e cuidados pessoais

4 - Profissões Científicas
Buscam novos conhecimentos ou a explicação dos fatos. São pesquisadores (ou cientistas) que procuram entender o que ainda não foi explicado.

5 - Profissões de Contato Comercial
Vendem objetos ou idéias, "convencendo" o cliente ou consumidor.

6 - Profissões Culturais
Conservam e/ou transmitem conhecimentos que a civilização acumulou em qualquer área.

7 - Profissões de Organização
Planejam, dirigem e controlam o funcionamento das empresas públicas ou particulares. Garantem um funcionamento tão eficiente quanto possível.

8 - Profissões Tecnológicas
Aplicam técnicas e conhecimentos para a produção e/ou manutenção de objetos, máquinas ou processos.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Como fazer o emprego correr atrás de você

Arrumar emprego pode não ser uma coisa do outro mundo. O primeiro passo é entender que as oportunidades não se limitam em conquistar carteira assinada. Ao contrário, os profissionais mais disputados do mercado são aqueles com perfil empreendedor, capazes de criar seu próprio negócio.

Ninguém duvida que a qualificação é essencial para começar qualquer corrida por uma chance no mundo profissional. As competências técnicas são fundamentais no processo de profissionalização.

Mas, o que muita gente não sabe é que, além de estudar e de adquirir novos conhecimentos, é preciso ser participativo, colaborador e criativo. Ou seja, investir em atitudes e em competências comportamentais. E se você ainda precisa adquirir essas habilidades, não se preocupem, elas podem ser aprendidas. Então, não fique parado.

O Consorcio Social da Juventude da Grande Vitória – ES reuniu algumas dicas para o jovem se fortalecer antes de arrumar o primeiro emprego ou para crescer no trabalho. São orientações capazes de fazer as oportunidades não largarem do pé.

1 – Descubra seu talento. Cada um possui aptidões especiais que precisam ser descobertas e aperfeiçoadas. Esse é um exercício de autoconhecimento e de valorização de si próprio.

2 – Desenvolva novas aptidões. Não existe nada que não se possa aprender. Esteja disposto a ampliar seus conhecimentos e oportunidades.

3 – Valorize o aprendizado das pessoas. Não perca a chance de ouvir e aprender com a experiência e o talento do outro. Isso demonstra respeito pelas pessoas e vontade de aprender.

4 – Saiba que todos têm conhecimentos especiais. Não importa o cargo, a idade ou a posição social do colega, ele tem algo a ensinar ou compartilhar. Aprenda com todos. Isto demonstra inteligência superior.

5 – Saiba trabalhar em equipe. Em qualquer espaço social, os próprios conhecimentos são uma parte do processo de trabalho. O outro também é importante. Então, saiba somar o seu trabalho ao do outro.

6 – Seja flexível. Estar aberto a rever posturas para melhorar o desempenho e os resultados é um exercício permanente.

7 – Adote um código de ética pessoal. Honestidade, respeito ao próximo, companheirismo, espírito de cooperação são valores importantes para a formação de um profissional dentro de uma dimensão humanizadora.

8 – Seja criativo. Esteja pronto para encontrar soluções para os problemas e busque sempre novas idéias.

9 – Comunique-se. Aprenda a expor suas idéias com clareza, firmeza e paixão.

10 – Leia o mundo. Aprenda a absorver novos conhecimentos e a sabedoria ao seu redor através de livros, revistas, cinema, teatro, debates, congressos, seminários, fóruns.

11 – Fortaleça seu espírito. Saiba ouvir sua consciência interior e busque inspiração na força superior que harmoniza a natureza, o universo e as relações entre os seres vivos.

12 – Construa uma rede de relações. Faça e cultive amizades em qualquer hora e lugar.

13 – Não pare nunca de estudar.

14 – Acredite em você Planeje seus sonhos e projetos e coloque-os em prática com determinação, alegria e confiança.

Fonte: Atitude Jovem, Informativo do Consórcio Social da Juventude da Grande Vitória.