segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Orientação Vocacional: porque é importante fazer ?



A adolescência é um período de desenvolvimento humano complexo, no qual o jovem se encontra no término do ensino médio e precisa fazer uma escolha difícil em sua vida: a profissional. Tal fase se apresenta, em muitos casos, angustiante tanto para eles quanto para suas famílias. Optar por uma profissão entre tantas outras e ser aprovado no vestibular torna-se um pesadelo, fazendo com que sentimentos como insegurança, medo e irritação surjam freqüentemente, trazendo conflitos e abalando os aspectos afetivo e emocional.

O apoio da família nesse período é importante, mas às vezes é difícil para os pais entenderem tais emoções e mudanças de forma que possam ajudar seus filhos. É nessa ocasião que o auxílio de um profissional em Orientação Vocacional pode ser a solução, pois ajuda a orientar, clarificar ou confirmar o desejo do jovem, facilitando uma boa escolha e um futuro profissional mais confiante.

Conflitos e soluções

Podemos mencionar algumas dificuldades encontradas por eles: a pouca idade para a decisão, a falta de inclinação em relação a uma profissão, a grande quantidade de opções, o conflito entre a sua vontade e as de sua família, a troca de uma área profissional por outra que lhe prometa melhor situação financeira ou mais gratificações no mercado de trabalho, deixando de lado seus desejos e talentos.

Entretanto, há outras questões importantes que são trabalhadas além das já mencionadas: como eles poderão melhorar e crescer em suas carreiras após a formação? O que sua profissão pode lhe oferecer para uma ascensão profissional? Como buscar esses caminhos? Respostas que podem ser encontradas na Orientação Vocacional, diminuindo, dessa forma, a possibilidade de escolhas mal pensadas e de uma vida profissional insatisfatória.

Dra. Sheila Cruz - Psicoterapeuta analítica; experiência com crianças adolescentes e adultos e orientadora vocacional

Nenhum comentário: